TAXONOMIA DE BLOOM
A Taxonomia de Bloom é uma estrutura hierárquica que classifica diferentes níveis de habilidades cognitivas que os estudantes podem demonstrar ao aprender. Ela foi criada por Benjamin Bloom e seus colegas em 1956 e foi revisada ao longo dos anos. A taxonomia original incluía seis categorias, que foram atualizadas posteriormente para incluir uma categoria adicional. Aqui está uma breve explicação de cada categoria:
1. Lembrar: Esta é a categoria mais básica, onde os alunos demonstram a capacidade de lembrar informações previamente aprendidas. Isso pode incluir registros de fatos, termos, conceitos ou procedimentos.
2. Entender : Aqui, os alunos demonstram a compreensão das informações, explicando ideias ou conceitos com suas próprias palavras, interpretando, exemplificando ou resumindo.
3. Aplicar : Nesta categoria, os alunos utilizam o conhecimento que adquiriram para resolver problemas em novas situações ou contextos. Eles aplicaram conceitos ou regras em situações práticas.
4. Analisar: Os alunos que estão analisando estão dividindo informações em partes, examinando as relações entre elas e fazendo inferências ou interpretações. Eles podem comparar, contrastar ou organizar informações.
5. Avaliar : Aqui, os alunos fazem julgamentos baseados em critérios específicos e padrões. Eles avaliam a validade das ideias, métodos ou materiais, e fazem escolhas sustentadas em argumentos bem fundamentados.
6. Criar : Esta é a categoria mais alta, onde os alunos utilizam o conhecimento adquirido para criar algo novo. Isso pode envolver a geração de ideias, a formulação de hipóteses, a criação de produtos ou a resolução de problemas de forma original.
Essas categorias são organizadas hierarquicamente, o que significa que cada nível foi construído sobre o anterior. O objetivo é ajudar os educadores a planejar atividades de aprendizagem que promovam o desenvolvimento de habilidades cognitivas mais complexas.
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