SALA DE AULA INVERTIDA

 SALA DE AULA INVERTIDA


O que é uma sala de aula invertida?

     No modelo tradicional o professor em uma aula expositiva explica a matéria no quadro para que depois os alunos façam, sozinhos, a lição de casa, a sala de aula invertida (do inglês, flipped sala de aula) significa a inversão desta lógica: primeiro o O aluno faz a internalização dos conceitos essenciais antes da aula e depois, junto à turma, discute os conhecimentos adquiridos e tira possíveis dúvidas de conteúdo com a ajuda e orientação do professor.


Como funciona a sala de aula invertida?

     Na sala de aula invertida o foco principal não é aluno. Sendo assim, é possível considerar inclusive as preferências da nova geração e propor que o primeiro contato com o conteúdo, treinado anteriormente à distância, seja feito por meio do uso de materiais digitais, como: videoaulas, jogos, podcasts, pesquisas, textos, fóruns etc.

     Na sala de aula o conteúdo introdutório é aprofundado e planejado entre os colegas, e mais proposto, com o conhecimento pleno do tema, o professor traz assuntos complementares, desenvolve projetos específicos, atividades em grupo e claro, sendo como um aliado, um curador e um guia fundamental no processo de aprendizagem.

     Quer saber mais sobre o uso da tecnologia na sala de aula? Leia nosso super post, entenda o que muda no papel do professor e saiba tudo sobre o assunto!


Benefícios da sala de aula invertida:

Desenvolver habilidades

     O modelo de sala de aula invertida é capaz de propor abordagens inovadoras, que tornam a aprendizagem muito mais envolvente, prática e significativa. Além disso, as características deste método alternativo também possibilitam maior tempo e espaço para desenvolver habilidades diversas: a autonomia, a capacidade na resolução de problemas, o senso crítico, a colaboração e a criatividade.


Protagonismo do aluno

     Sob o ponto de vista do aluno, uma das vantagens mais atrativas na sala de aula invertida é que ele se torna um agente muito mais ativo e responsável pelo próprio aprendizado. Ao estudar previamente o tema proposto, o aluno se organiza melhor, controla seu tempo e tem autonomia para seguir seu ritmo e escolher o formato que julga ter mais facilidade para assimilar o conteúdo proposto.


Otimização de tempo

     Outra vantagem de adotar esse modelo é a otimização do tempo. No método tradicional, ao expor um conteúdo novo o professor gasta boa parte do tempo tirando dúvidas e acidentes que, muitas vezes, fazem com que a aula não renda tanto quanto poderia. Já no modelo de sala de aula invertida, como os alunos já tiveram um contato prévio com o conteúdo antes da aula, surgem menos dúvidas e há a possibilidade de se trabalhar o conteúdo com mais rapidez e profundidade.


Conteúdo prático e debates avançados

     Como na sala de aula invertida o aluno estuda anteriormente o conteúdo e chega muito mais preparado, um dos benefícios mais importantes desse método é, sem dúvidas, a possibilidade de promover debates mais ricos e produtivos em sala de aula e, ao invés de gastar mais tempo com conceitos teóricos, conseguir discutir a aplicabilidade desses conceitos em situações reais e práticas. O que é uma sala de aula invertida?

     Se no modelo tradicional o professor em uma aula expositiva explica a matéria no quadro para que depois os alunos façam, sozinhos, a lição de casa, a sala de aula invertida (do inglês, flipped sala de aula) significa a inversão desta lógica: primeiro o aluno faz a internalização dos conceitos essenciais antes da aula e depois, junto à turma, discute os conhecimentos adquiridos e tira possíveis dúvidas de conteúdo com a ajuda e orientação do professor.


Como funciona a sala de aula invertida?

     Na sala de aula invertida o foco principal não é aluno. Sendo assim, é possível considerar inclusive as preferências da nova geração e propor que o primeiro contato com o conteúdo, treinado anteriormente à distância, seja feito por meio do uso de materiais digitais, como: videoaulas, jogos, podcasts, pesquisas, textos, fóruns etc.

 O conteúdo introdutório é aprofundado e planejado entre os colegas, e mais proposto, com o conhecimento pleno do tema, o professor traz assuntos complementares, desenvolve projetos específicos, atividades em grupo e claro, sendo como um aliado, um curador e um guia fundamental no processo de aprendizagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJA:

A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS