MÉTODO MNEMÔNICO
Com um pouco de esforço, através do “truque da mente” você consegue tornar as memórias mais consolidadas, e nunca mais vai precisar usar a desculpa “minha memória é fraca”. A seguir, veja como os Mnemônicos podem te ajudar a turbinar sua memória!
COMO FUNCIONA?
Esse gatilho de memória pode ser criado por meio de imagens (gráficos), símbolos, palavras, esquemas, ou frases relacionadas ao conteúdo que se pretende memorizar. Esses “suportes” promovem uma associação rápida e uma melhor fixação do assunto.
São várias as técnicas mnemônicas que podem ser utilizadas, confira abaixo 4 exemplos que vão te ajudar a entender na prática:
1) ACRÔNIMOS : Ela é bem conhecida e prática. São nada mais do que abreviações de nomes de organizações. A ideia é reduzir o nome das instituições conforme suas iniciativas.
2) ACRÓSTICOS : São frases formadas por palavras cuja primeira letra é uma dica para o que precisa ser lembrado. Nada mais é do que você pegar uma palavra que queira memorizar e colocar-la na vertical.
Normalmente esta técnica é bastante usada pelos professores. Podem ser mais interessantes em graças que precisamos criar memorandos de nomes difíceis de esquecer.
3) CANÇÕES : Mais especificamente as paródias, é uma ótima técnica para aprender o conteúdo e gerar lembranças na memória. As canções possuem grande poder para a memorização!
4) PALAVRAS-CHAVES : Esta técnica mnemônica funciona com palavras-chave para criar imagens e significados. Aqui você vai precisar usar sua criatividade! Exemplo: memorizar o significado da palavra em inglês “Talvez” que significa “Talvez” em português.
Agora sempre que quiser falar talvez em inglês, você lembrará sem erros a palavra e o que significa. Essa pode ser uma boa alternativa para você nunca esquecer!
OBSERVAÇÕES
Todas as técnicas Mnemônicas vão te ajudar a criar lembranças na hora da prova. Mas cuidado, o ideal é não exagerar na quantidade de mnemônicos durante a preparação, pois você terá que fazer muitas associações e esse excesso pode acabar te confundindo. Mas com equilíbrio, ela pode se tornar uma ferramenta poderosa em suas mãos para a aprovação!
VANTAGENS DOS MNEMÔNICOS:
Além dos benefícios dos Mnemônicos que já citamos ao longo da matéria, separamos mais 2 vantagens de aplicar esse método em sua preparação para o concurso!
1. O conteúdo programático dos editais exige cada vez mais dos candidatos um domínio e uma enorme quantidade de conhecimento. Saber memorizar o maior conteúdo possível dará a você uma enorme vantagem dos demais concurseiros!
2. Independente da banca examinadora que você irá enfrentar no concurso, todas elas seguem o mesmo “ritual”: verifique se a questão objetiva foi marcada no local correspondente à alternativa correta. No final, o que conta para sua aprovação são os acertos, isso vai além do conhecimento teórico!
VAI PRATICAR?
E aí, entendeu como funciona? Deixe sua criatividade brilhar nesse momento! Escolha a melhor técnica mnemônica para você e coloque na prática. Não esqueça de comentar se você ajudou ou não e deseja a matéria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário